Total de visualizações de página

quinta-feira, 30 de junho de 2011

"Arroz e Feijão de Norte a Sul do Brasil" - TCC 4º Semestre

O bom de fazer faculdade são as amizades conquistadas, você pode ter vários amigos de vários semestres e quem sabe de outros cursos também, enfim, amizades são ótimas. Comigo não foi diferente também, alem das pessoas da minha turma, tive uma grande e carinhosa amizade com o pessoal do 4º semestre de Gastronomia, para minha tristeza, só tivemos um semestre pra poder conversar, que pena!

Como o dito popular “aquilo que é bom dura pouco”, e pra mim esta amizade foi realmente ótima, tenho certeza que todos irão fazer falta.

No ultimo dia 10/06/2011 a turma do 4º semestre realizou o famoso e temido trabalho de conclusão de curso (TCC), com o tema “arroz e feijão de norte a sul do Brasil”, estive na apresentação e também no festival gastronômico que encerrou as festividades, esta foi a ultima vez que estive com a turma, e posso dizer que foi espetacular.

O tema apresentado trouxe as cinco regiões do Brasil, esteve centrado na pergunta: “como se é apreciado o arroz e feijão de norte a sul do Brasil?”, sabemos que nosso país é diversificado, e com a gastronomia também não foi diferente, cada estado tem seus costumes e seus ingredientes típicos daquela região, mais tem algo no Brasil que é apreciado pelo país inteiro, o arroz e feijão.

A idéia da turma foi trazer para o publico presente as diferentes formas de se apreciar  o arroz e feijão pelo país inteiro, porem, mantendo as tradições típicas.

 Os convidados da noite e para compor a banca foram: Sra. Ana Luiza Trajano (Pesquisadora e proprietária do restaurante Brasil a Gosto), Sr. Horst Kissmann (reporte da revista prazeres da mesa) Sra. Profa.  Lucia Verginelli (coordenadora do curso de Gastronomia da Faculdade Mario Schenberg), Sra. Profa. Dra. Luciana Caetano (Orientadora do TCC e coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Mario Schenberg), Profº. Paul Willian Gregson (Orientador do TCC e professor da Faculdade Mario Schenberg) e Sra. Zenir Dalla Costa (coordenadora do curso de Cozinheiro Chef Internacional do SENAC/SP).

Turma do 4º semestre com o orientador Profº Paul Gregson
Convidados a compor a banca













Após a apresentação do trabalho e posteriores comentários e perguntas da banca, fomos prestigiados com o melhor momento da noite o festival Gastronômico!

Salão aonde aconteceu o festival Gastronômico
Turma completa e público antes da apresentação

O Festival foi composto por 10 alunos da turma, divididos em dois para cada região do Brasil.

As preparações servidas seguem abaixo descritas:

* Região Norte: Arroz com tucumã e queijo coalho acompanhado com salada de feijão manteiguinha de Santarém com camarão;

* Região Nordeste: Baião-de-dois;

* Região Centro-Oeste: Arroz com pequi acompanhado com feijão à moda do Pantanal;

* Região Sudeste: Tutu à mineira acompanhado com arroz com camarão;

*Região Sul: Arroz carreteiro acompanhado com feijão campeiro.

  
Para encerrar e como lembrancinha do evento, recebemos um bolo de rolo com recheio de chocolate e feijão preto, uma delícia!

Mesa com lembrancinhas
Queria dizer a turma, que para mim foi um grande prazer a amizade de vocês, mais todos temos um caminho a seguir, e tenho certeza que este caminho para todos vocês serão muito especiais, acreditem que todos serão excelentes profissionais, desejamos a todos um BOA SORTE!!!, um grande abraço do blog Aprendiz de Chef, e de seu criador Thiago Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário