Total de visualizações de página

sábado, 7 de março de 2015

O Aprendiz de Chef: Reinicio



Meus queridos leitores, que saudade que estava de vocês!

Eu estou super bem. Esse meu sumiço do Blog, tem um grande motivo: pós graduação. Após 1 (um) ano e alguns meses, finalizei o curso de Gastronomia: História e Cultura pelo Senac/SP; e olha... foi um afastamento necessário. 

Durante esse "tempo", percebi que o numero de visualizações não pararam de crescer, e isso me motivou demais a voltar. E volto com muitas novidades e ideias.

Antes de mais nada, quero agradecer aos leitores que durante esse período ainda visitaram o Blog, deixaram alguns comentários e ajudou o blog a alcançar as 10.000 visitas. Estou aqui por vocês e por vocês continuarei o projeto.

A primeira novidade é que agora serei o responsável pelos blogs "ThinkFood" e "O Aprendiz de Chef". Meu amigo Diego Barreto, me deu a honra de continuar seus trabalhos em seu blog. Para mim, é um motivo de grande orgulho, uma vez que o ThinkFood foi minha "Enciclopédia" durante a formação em Tecnologia em Gastronomia.

A proposta inicial não é uma fusão entre os blogs. Ao contrário, manterei os dois ativos, porém com algumas mudanças... tudo por vocês!

Ocorrera somente uma mudança nos assuntos tratados pelos blogs. O ThinkFood será voltado para o ensino de cozinha, pesquisa, historiografia gastronômica e a divulgação de receitas clássicas e contemporâneas, mantendo seu formato, leiaute e designe original. O Aprendiz de Chef será voltado para o jovem que está iniciando sua jornada em gastronomia. Com a divulgação de cursos, noticias, vídeo-aulas, indicações de estágio e oportunidades de emprego.

Essas ideias ainda estão sendo moldadas e formuladas. Com isso contarei com a ajuda de grandes amigos, um deles é minha querida Sabine Akemi, do blog Je m'appelle Sabine.

Enquanto essas ideias estão "fermentando", vou continuar postando por aqui todas as receitas que me fazem suspirar de amor.

E falando em fermentar. Esse reinicio será marcado com uma receita super fácil de se fazer. Que tal um Pão de Tomilho?!




INGREDIENTES:

300,0 gramas de Farinha de Trigo

0,18 granas de Fermento Biológico Fresco (ou 6 gramas do seco)

0,06 gramas de Sal

150,0 a 160,0 gramas de Leite

0,45 gramas de Ovo (1 ovo inteiro)

0,15 gramas de manteiga gelada em cubos

0,09 gramas de Açúcar Refinado

0,100 gramas de tomilho fresco

MODO DE PREPARO

1 - Em um recipiente grande, misturar a farinha de trigo, sal e açúcar.

2 - Misturar o fermento (caso utilize o seco, dissolve-lo previamente em água morna).

3 - Acrescentar o ovo e a manteiga, misturar.

4 - Com parcimônia, acrescentar o leite. OBS: Lembre-se de manter a sova do massa constante.

5 - Devido as condições biológicas da farinha, as quantidades de liquido variam na panificação. O ponto certo será quando a massa estiver firme, macia e desgrudando das mãos. Cuidado para não acrescentar muito liquido. Recomendo que utilize aos poucos, caso a massa ainda esteja pesada, inclua mais liquido, até obter o ponto informado anteriormente.

6 - Proceda a sova da massa até o obter o ponto de véu do glúten. O ponto de véu de glúten é quando a massa ativa as proteínas gluteína e gliadina. Para saber se a massa atingiu esse ponto, abra um pedaço da massa entre os dedos até obter uma fina camada (como um véu de noiva), se a massa abrir sem rasgar, está pronta para iniciar o descanso. Se quebrar, continue a sova e repita a operação. OBS: Cuidado para não sovar demais, a massa jamais poderá atingir a temperatura de 25Cº durante essa etapa.

7 - Boleie a massa e descanse por 50 minutos coberta com filme plástico.

8 - Após o descanso, vamos proceder a modelagem. A foto acima foi feita da seguinte forma: 

  • Polvilhe uma mesa grande com Farinha de Trigo e abra a massa em um retângulo. Aproximadamente 0,35cm x 0,15cm.
  • Corte a massa em 2 retângulos.
  • Acrescentar o tomilho fresco na massa
  • Enrolar as duas partes da massa e formar um rocambole.
  • Com as duas partes, proceda o formato de uma trança enrolando um rocambole no outro.
  • Em uma forma para pudim, untar com óleo e acrescentar a massa.
9 - Após a modelagem, retome a fermentação por 1(uma) hora. (Recomendo que acomode a massa em local fechado. Pode ser utilizado o forno desligado.

10 - Caso deseje, utilize 0,50 gramas de queijo parmesão e polvilhe por cima da massa com tomilho fresco.

11 - Asse em forno convencional por 40 minutos em 200 ºC. Ou em forno combinado por 30 minutos, com vapor nos primeiros 3 (trés) minutos


Dica de degustação: Com manteiga de ervas ou com caldo verde.

Abraços;